sexta-feira, 9 de abril de 2010

Capturando um Pokemon

Oi pra todos :D

Hoje to fazendo um topico que sinceramente não sei porque nao fiz antes (as ideias estão ficando escassas xDDD)
Falarei sobre como capturar um pokemon!
~Mas não é a mesma coisa que acontece em todo santo jogo em que o velho ou qualquer outra pessoa vai e captura um rattata ou seiláoq?~

Não. Tem varios fatores que aqueles mini-tutoriais não abordam. É sobre a chance de captura.

A fórmula para captura é a seguinte:
Chance de Captura = Efeito_da_Pokebola * (((( 4 * HP_Máximo - 2 * HP_Atual ) * Valor_do_Pokemon ) / HP_Maximo ) + Status + 1 ) / 256

Peraí! Mas o que é o que?

Efeito_Da_Pokebola = Chance da pokebola conseguir capturar um pokemon.
HP_Maximo = O valor total do HP do pokemon oponente
HP_Atual = O HP na hora do lançamento da pokebola
Valor_do_Pokemon = Valor interno do pokemon
Status = Valor equivalente de alguma mudança de status

O Valor do pokemon é geralmente desconhecido, porem em alguns sites, como o Serebii.net informa. Um Pidgey, por exemplo, tem um valor de 255, enquanto um Rayquaza tem um valor de 3.

O Status é alterado de acordo com os efeitos que o pokemon estiver sofrendo. Em caso de:
StatusFigure
Frozen10
Sleep10
Paralysis5
Burn5
Poison5
None0

Alem disso, existem varias diferenças pelas pokeballs.

Pokeball1
Great Ball1.5
Ultra Ball2
Master BallNão tem valor, pelo fato de ser 100% de chance de captura. Não se aplica formula.
Safari BallSó existe na safari zone, 1.5
Net Ball3 se utilizado contra pokemon tipo Water/Bug, caso contrário, 1
Dive Ball3.5 se for utilizada em batalhas aquaticas, 1 se utilizada em terra
Nest BallFunciona melhor em pokemons de nivel baixo. Utiliza-se a formula (40-Level do oponente)/10. Quanto maior o resultado, melhor. Varia de 1 até 3.
Repeat BallFunciona melhor em pokemons ja capturados. 1 se você não tem. 3 se você tiver.
Timer BallFunciona melhor em batalhas longas. Começa com um valor inicial de 1, aumenta 1 a cada 10 turnos, até atingir o valor maximo de 4(30+ turnos)
Quick BallFunciona melhor se utilizado no começo da batalha. Começa com um valor inicial de 4 e diminui 1 a cada 5 turnos, até atingir o valor minimo de 1(15 turnos)
Luxury Ball1. O pokemon capturado aumenta felicidade mais rapidamente(O dobro de um pokemon normal).
Premier Ball1. Se obtem ela ao comprar 10 pokeballs de uma vez no pokemart.
Dusk BallSe utilizada a noite ou em cavernas, 4. Caso contrario, 1.
Heal Ball1. Recupera todo o HP e problemas de status do pokemon capturado(na hora da captura).
Cherish BallImpossivel de se obter normalmente. Geralmente pokemons de evento vem como se capturados por ela. Tem valor de 1.
Fast BallSe utilizada em pokemons que fogem, 4. Caso contrario, 1.
Friend Ball 1. Faz o pokemon capturado gostar de você(Ao inves de começar com o valor de felicidade 70, começa com 200).
Heavy BallFunciona melhor com pokes pesados. Se o pokemon pesa menos de 220lb, -20. Se pesa entre 220lb e 440 lb, +0. Se pesa entre 440lb e 660lb, +20. Se pesa mais que 660lb, +30.
Level BallSe o oponente é de nivel superior ao seu, 2. Se for a metade do seu, 4. Se for 1/4 do seu, 8.
Love BallSe o oponente for do sexo oposto, 8. Caso contrario, 1. Pokemons lendários são assexuados, então eles não são considerados machos nem fêmeas.
Lure BallSe utilizado em um pokemon que foi pescado, 3. Caso contrário, 1.
Moon BallSe o pokemon oponente evolui com Moon Stone, 3. Caso contrário, 1.


Para um exemplo simples, consideraremos um pidgey level 1 com, supondo, 25 hp.
Ao se aplicar a formula, temos Chance = Efeito da pokebola * ((((4 * 25 - 2*25)*255)/25)+0+1)/256

Chance = Efeito da pokebola * 1,99

Se utilizar uma pokeball, a chance é de 199% de captura! Agora, sigamos o mesmo exemplo com um Rayquaza, tambem de level 1, tambem com 25 hp.
A formula é a mesma: Chance = Efeito da pokebola * ((((4 * 25 - 2*25)*3)/25)+0+1)/256

Chance = Efeito da pokebola * 0,02

Se utilizar uma pokeball, a chance é de 2%. O peso do Rayquaza é de 455.2 lbs, então uma heavy ball teria efeito de 20, aumentando a chance para 40%, com full hp. Se o pokemon estivesse dormindo, a chance com a pokeball seria de 6%.

Outro meio de facilitar seria usar um pokemon com o golpe False Swipe. É um golpe que, por mais que dê critico, nunca mata o pokemon oponente, deixando ele com, pelo menos, 1 de hp.

Bem.. espero que isto seja util :D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário