Hoje to fazendo um topico que sinceramente não sei porque nao fiz antes (as ideias estão ficando escassas xDDD)
Falarei sobre como capturar um pokemon!
~Mas não é a mesma coisa que acontece em todo santo jogo em que o velho ou qualquer outra pessoa vai e captura um rattata ou seiláoq?~
Não. Tem varios fatores que aqueles mini-tutoriais não abordam. É sobre a chance de captura.
A fórmula para captura é a seguinte:
Chance de Captura = Efeito_da_Pokebola * (((( 4 * HP_Máximo - 2 * HP_Atual ) * Valor_do_Pokemon ) / HP_Maximo ) + Status + 1 ) / 256
Peraí! Mas o que é o que?
Efeito_Da_Pokebola = Chance da pokebola conseguir capturar um pokemon.
HP_Maximo = O valor total do HP do pokemon oponente
HP_Atual = O HP na hora do lançamento da pokebola
Valor_do_Pokemon = Valor interno do pokemon
Status = Valor equivalente de alguma mudança de status
O Valor do pokemon é geralmente desconhecido, porem em alguns sites, como o Serebii.net informa. Um Pidgey, por exemplo, tem um valor de 255, enquanto um Rayquaza tem um valor de 3.
O Status é alterado de acordo com os efeitos que o pokemon estiver sofrendo. Em caso de:
Status | Figure |
Frozen | 10 |
Sleep | 10 |
Paralysis | 5 |
Burn | 5 |
Poison | 5 |
None | 0 |
Alem disso, existem varias diferenças pelas pokeballs.
Pokeball | 1 | |
Great Ball | 1.5 | |
Ultra Ball | 2 | |
Master Ball | Não tem valor, pelo fato de ser 100% de chance de captura. Não se aplica formula. | |
Safari Ball | Só existe na safari zone, 1.5 | |
Net Ball | 3 se utilizado contra pokemon tipo Water/Bug, caso contrário, 1 | |
Dive Ball | 3.5 se for utilizada em batalhas aquaticas, 1 se utilizada em terra | |
Nest Ball | Funciona melhor em pokemons de nivel baixo. Utiliza-se a formula (40-Level do oponente)/10. Quanto maior o resultado, melhor. Varia de 1 até 3. | |
Repeat Ball | Funciona melhor em pokemons ja capturados. 1 se você não tem. 3 se você tiver. | |
Timer Ball | Funciona melhor em batalhas longas. Começa com um valor inicial de 1, aumenta 1 a cada 10 turnos, até atingir o valor maximo de 4(30+ turnos) | |
Quick Ball | Funciona melhor se utilizado no começo da batalha. Começa com um valor inicial de 4 e diminui 1 a cada 5 turnos, até atingir o valor minimo de 1(15 turnos) | |
Luxury Ball | 1. O pokemon capturado aumenta felicidade mais rapidamente(O dobro de um pokemon normal). | |
Premier Ball | 1. Se obtem ela ao comprar 10 pokeballs de uma vez no pokemart. | |
Dusk Ball | Se utilizada a noite ou em cavernas, 4. Caso contrario, 1. | |
Heal Ball | 1. Recupera todo o HP e problemas de status do pokemon capturado(na hora da captura). | |
Cherish Ball | Impossivel de se obter normalmente. Geralmente pokemons de evento vem como se capturados por ela. Tem valor de 1. | |
Fast Ball | Se utilizada em pokemons que fogem, 4. Caso contrario, 1. | |
Friend Ball | 1. Faz o pokemon capturado gostar de você(Ao inves de começar com o valor de felicidade 70, começa com 200). | |
Heavy Ball | Funciona melhor com pokes pesados. Se o pokemon pesa menos de 220lb, -20. Se pesa entre 220lb e 440 lb, +0. Se pesa entre 440lb e 660lb, +20. Se pesa mais que 660lb, +30. | |
Level Ball | Se o oponente é de nivel superior ao seu, 2. Se for a metade do seu, 4. Se for 1/4 do seu, 8. | |
Love Ball | Se o oponente for do sexo oposto, 8. Caso contrario, 1. Pokemons lendários são assexuados, então eles não são considerados machos nem fêmeas. | |
Lure Ball | Se utilizado em um pokemon que foi pescado, 3. Caso contrário, 1. | |
Moon Ball | Se o pokemon oponente evolui com Moon Stone, 3. Caso contrário, 1. |
Para um exemplo simples, consideraremos um pidgey level 1 com, supondo, 25 hp.
Ao se aplicar a formula, temos Chance = Efeito da pokebola * ((((4 * 25 - 2*25)*255)/25)+0+1)/256
Chance = Efeito da pokebola * 1,99
Se utilizar uma pokeball, a chance é de 199% de captura! Agora, sigamos o mesmo exemplo com um Rayquaza, tambem de level 1, tambem com 25 hp.
A formula é a mesma: Chance = Efeito da pokebola * ((((4 * 25 - 2*25)*3)/25)+0+1)/256
Chance = Efeito da pokebola * 0,02
Se utilizar uma pokeball, a chance é de 2%. O peso do Rayquaza é de 455.2 lbs, então uma heavy ball teria efeito de 20, aumentando a chance para 40%, com full hp. Se o pokemon estivesse dormindo, a chance com a pokeball seria de 6%.
Outro meio de facilitar seria usar um pokemon com o golpe False Swipe. É um golpe que, por mais que dê critico, nunca mata o pokemon oponente, deixando ele com, pelo menos, 1 de hp.
Bem.. espero que isto seja util :D.
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