segunda-feira, 5 de abril de 2010

Stats, IV's e EV's

Olá olá e bem vindos!

Hoje falarei de um assunto que tira o sono de muitos pokemaniacos por ai. São os famosos IV e EV.


O que são?
IV significa Individual Value
EV significa Effort Value

Ambos são referentes aos Stats do pokemon. Definem os valores de HP, Ataque, Defesa, Ataque especial, Defesa especial e Velocidade.

Os IV são definidos no nascimento, ou seja, na hora que o pokemon é gerado pelo jogo. Em caso de batalha, no inicio da luta. Em caso de ovo, na hora que o velho do DayCare te entrega o ovo(ou quando ele te liga.. não sei ainda o ponto exato).
Cada stat pode ter um valor entre 1 até 31, aleatoriamente. Claro que quanto maior, melhor, mas é impossivel descobrir os IV's dentro do jogo. É necessária a utilização de calculadoras de IV para se ter um valor APROXIMADO. Os IV podem ser passados de pai/mãe para filho. Se o pai ou a mãe, ou ambos, estiverem segurando um certo item, o IV correspondente ao item será passado ao filhote. Os items são os seguintes:
Power Ankle - Velocidade
Power Band - Defesa Especial
Power Belt - Defesa
Power Bracer - Ataque
Power Lens - Ataque Especial
Power Weight - HP

Um exemplo pratico. O Pai tem 20 IV de HP, a mãe tem 25 IV de Ataque e você quer que o filhote herde estes stats. Coloque um Power Weight no pai e um Power Bracer na mãe. O filhote nascerá com 20 IV de HP e 25 IV de ataque. Os outros stats poderam ser gerados aleatóriamente ou ser herdado aleatóriamente do pai ou da mãe.

O EV, ao contrário do IV, não é controlado quando o pokemon é gerado, e sim quando ele participa de alguma batalha contra outro pokemon mas somente as batalhas em que o pokemon ganha experiencia.
Ao derrotar um certo pokemon, o seu pokemon que ganhou exp (Seja com exp share, por trocar durante a batalha ou por ter dado o hit finalizador) ganhará um ponto de EV no stats que o pokemon oponente é predominante. Um Zubat, por exemplo tem como stat predominante a Velocidade, portanto, o seu pokemon ganhará 1 EV de Velocidade.

OMGROXOR! ENTÃO EU MATO 10 ZUBATS E GANHO 10 DE VELOCIDADE??? ~corre pra dark cave~
Não. ~barulho de freiada brusca~
A cada 4 EV, vc vai ganhar 1 daquele stat na hora que vc subir de nivel com aquele pokemon.
Porem, além disso, você só pode ganhar 510 EV, distribuidos de qualquer maneira, no seu pokemon, e, no maximo, 255 para cada stat, provando que você só pode "extremizar" 2 stats. Ao conseguir todos os 510 EV, você pode conversar com uma garota em Blackthorn e ganhar um Effort Ribbon no seu pokemon, simbolizando que vc ja fez todo o treinamento possivel.

Não enumerarei aqui qual pokemon dá qual EV (não neste post pelo menos), mas informarei algo diferente. Lembra dos Power Items citados ali em cima? Não? Deixa eu colocar aqui dnovo.

Power Ankle - Velocidade
Power Band - Defesa Especial
Power Belt - Defesa
Power Bracer - Ataque
Power Lens - Ataque Especial
Power Weight - HP

Cada um desses itens, se equipado no pokemon, dão um adicional de 4 EV para o stat que ele representa. Portanto, se você mata um Zubat e está com Power Ankle, seu pokemon ganhará 5 EV de Velocidade. Se ele estiver com Power Weight, ganhará 4 de HP e 1 de Velocidade.
A Macho Brace, faz um trabalho diferente. Ele dobra a quantidade de EV ganhos pelo pokemon. Matar um Zubat daria 2 EV de velocidade, e derrotar um Golbat daria 4 EV de velocidade.

Supondo que você não soubesse disso e fez com que seu pokemon que ainda não é nivel 100 (sendo que nivel 100 ele para de ganhar experiencia) ficasse com os EV todos zoados, não se desespere. Existem Berries que reduzem os EV do seu pokemon. Ao usar a primeira berry, se os EV estiverem acima de 100, vai reduzir para 100 exato, e os outros reduzirão por 10, cada. São necessários 11 berries para zerar o EV do pokemon. Mas qual berry reduz o que?

Pomeg Berry - HP
Kelpsy Berry - Ataque
Qualot Berry - Defesa
Hondew Berry - Ataque Especial
Grepa Berry - Defesa Especial
Tamato Berry - Velocidade

Enfim. Acho que é isso. Além destes dados, a Nature do pokemon tambem influencia os stats, mas isto eu dissertarei no proximo post. Obrigado pela visita e volte sempre :D

11 comentários:

Unknown disse...

muito bom mesmo ^^

Anônimo disse...

OMGROXOR! ENTÃO EU MATO 10 ZUBATS E GANHO 10 DE VELOCIDADE??? ~corre pra dark cave~ TENSO! ri aki

jonathanalis disse...

se nao me engano, além disso tem como saber em qual stat o poke tem mais IVs, é so ler no summary, abaixo da origem dele. deve ser uma frase da caracteristica do poke.
exemplo: meu heracross ta escrito likes to fight, quer dizer que ele tem mais IVs em ataque.
no serebii explica qual frase pra cada stat.

Unknown disse...

tenho dois pokes do mesmo tipo cada um com iv 31 em um stat diferente, logo existe como eu ter um filhote com dois stats 31... mas se esse poke evoluir, os ivs mudam?

Unknown disse...

detalhe, usei a calculadora do serebii para saber o iv,

os pokes nunca lutaram por isso estou tao certo dos ivs...

Anônimo disse...

essas frutas so diminuem os EV elas ñ podem aumentar ñ?

Unknown disse...

e se o pokémon não tiver sexo e é um pokémon trocado como fazemos os Iv´s ???? eu tenho um rotom - Wash que quero por o Hidden Power Ice e só dá Steel, como faço ???

Unknown disse...

Ate ke enfim alguem explicou certo isso do "ev". Muito obrigado agora entendo isso. Eu pensava exactamente assim, " matar 10 zubats, 10 de velocidade"
A chave de isso tudo esta nessa regra de 4. So ganhamos 1 ev de speed kuando recebemos 4 ev speed. È isso?

Unknown disse...

qual pokemon aumenta qual status quando mato:

uggo disse...

IV É fixo, nenhum pokemon nunca muda os IV.

Unknown disse...

Se eu receber um Pokémon por troca ele vira com todos os EV'S zerados? Ou os EV'S treinados pelo treinador anterior irão permanecer após a troca?

Postar um comentário